quarta-feira, 22 de junho de 2011

Banda: CAPS LOCK


Bem vindo ao POP ROCK com Letras maiúsculas! A banda Caps Lock é algo diferente de tudo que você já ouviu. Contagie-se com o som dos garotos que estão fazendo fans e mais fans com seu som viciante. A banda começou em 2002 com as primeiras letras escritas por Max Matta. Ele, vocalista, e seu irmão Sté, guitarrista, se juntaram a mais dois amigos da mesma escola para tocar as músicas próprias e covers que gostavam. Como baterista, convidaram Carlinhos, indicado por alguns amigos da banda, que passaria a se chamar Supernova. Apresentaram-se em colégios de sua cidade natal, Piracicaba, reunindo muitos fans, que não conseguiam tirar da cabeça músicas como Doce Vingança e Meu vício. Percebendo a importância que o grupo tinha, decidiram participar de alguns festivais, chegando a ser premiados. Apesar do memento positivo, no final de 2004, a banda se dividiu com a saída de 2 integrantes. Mas nem por isso desistiu do sonho do sucesso. No começo de 2005, convidados para se apresentarem em um bar, Max, Sté e Carlinhos foram se apresentar mesmo sem baixista. Mas foi lá que conheceram seu mais novo integrante. Thiago assumiria então o contrabaixo da banda. Voltando à ativa, encontraram um empresário que lhes deu a oportunidade de gravar seu primeiro CD comercial. Com 11 músicas próprias, a banda mudou seu nome para Caps Lock e entrou em estúdio no Rio de Janeiro em Julho de 2005, como banda independente. O resultado, um trabalho diferente e muito elogiado por vários músicos e pelo público, apresenta melodias excepcionais, e palavras que falam de relacionamentos, experiências de vida, dúvidas e angústias de forma verdadeira e inteligente.

terça-feira, 7 de junho de 2011

Banda: Green Day

Em 1994 o cenário pop mundial foi sacudido pela ascensão de uma banda de músicos medíocres, sem a técnica das bandas de heavy metal, sem as letras e sonoridade agressivas das bandas grunge, sem sex apeal, mas com sinceridade e energia de sobra. O estilo difundido pela banda Green Day rapidamente seria nomeado pop-punk (pop em virtude de sua fácil aceitação e punk em virtude da óbvia limitação técnica e simplicidade) e venderia milhões de discos, tocando exaustivamente em rádios e MTV e abrindo caminho para dezenas de bandas semelhantes, como Rancid, Offsprings, etc. O sucesso doGreen Day porém não foi apenas produto da mídia que gera mega-stars de uma hora para outra.

A banda foi originalmente formada em 1989, contando com o vocalista/guitarrista Billie Joe Armstrong, o baixista/vocalista Mike Dirnt (amigo de infância de Joe) e o baterista John Kiffmeyer. O nome inicial da banda foi Sweet Children, logo mudado para Green Day (que segundo os integrantes é uma referência a maconha). Seu primeiro registro em vinil foi o EP "1000 Hours", cuja ótima aceitação levou a banda a conseguir o apoio de um produtor para a gravação de seu primeiro álbum, "39 Smooth", em 1990 (gravado em apenas um dia).

O baterista John Kiffmeyer resolveu abandonar a banda para continuar os estudos quando os outros componentes decidiram fazer uma primeira turnê pela América. Em seu lugar entrou Tre Cool (nascido Frank Edwin Wright III). Esta foi a formação que gravou Kerplunk em 1992.

Em 1994 lançaram Dookie pela major Warner. A repercussão foi muito maior do que a esperada. De uma hora para a outra a banda se tornou a queridinha da MTV e consequentemente de uma legião de modistas, o que enfureceu os fãs antigos (como é de praxe a qualquer banda underground que se torna mainstream de uma hora para outra). O álbum vendeu rapidamente mais de 10 milhões de cópias em todo o mundo e a banda foi eleita a revelação do ano em centenas de revistas especializadas.

Apesar da banda se manter em evidência, os álbuns que se seguiram não conseguiram repetir o mesmo sucesso, principalmente em virtude de o mercado ter ficado saturado de dezenas de bandas semelhantes. Mas indiscutivelmente cabe ao Green Day a honra de ter popularizado o estilo.